terça-feira, 10 de novembro de 2009

SEGREDOS DA TUMBA

A SKULL AND BONES - UMA IRMANDADE DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE YALE - É A SOCIEDADE SECRETA MAIS PODEROSA DOS EUA. JÁ SAÍRAM LÁ DE DENTRO 3 PRESIDENTES, ALÉM DE SENADORES, CONGRESSISTAS E DIRIGENTES DA CIA.

O clima é sinistro. o ambiente escuro.E um estudante completamente nu está deitado num caixão. Vai começar mais um ritual de iniciação da Skull and Bones, uma sociedade secreta formada por estudantes da Universidade de yale, nos EUA. Em volta do rapaz, alguns colegas vão ouvi-lo revelar seus desejos sexuais mais íntimos.
Os que testemunharão as confissões são veteranos que já passaram pela mesma cerimônia. A idéia é que cada um conte seu " pecado" mais comprometedor. Quem compratilha o segredo vira cúmplice, o que só estreita os laços entre os integrantes do grupo. De quebra fica todo mundo nivelao - já que niguém ali teria moral para falar do outro.
Talvez voçê esteja imaginando que a Skull and Bones é coisa de um bando de nerds, cheios de espinhas na cara e idéias pervertidas na mente.Pode até ser. Mas a sociedade dos estudantes de Yale não é qualquer clubinho, não. Ela existe desde o século 19. Seus membros são todos brancos, protestantes e vindos de familias extraordináriamente ricas. Lá dentro ja sairam ministros,chefes de Estado e dirigentes da CIA ( a agência de inteligencia americana). Sem contar 3 presidentes dos EUA: William Taft, George Bush pai de George Bush Filho. Mesmo depois de deixarem a universidade, os integrantes da organização continuam se encontrando anualmente. numa ilha comprada por eles no estado de Nova York. Já não bastasse um ritual com gente pelada, caixão de defunto e confissões sexuais, essas reuniões tabém são cercadas de mistério. Niguém sabe o que é discutido. E sobram teorias de conspiração. Um delas diz que a Skull and Bones tem ligações com outras sociedades secretas de gente bacana, como o clube Bildeberg( suspeito de querer contolar o mundo) e os Illuminati (suposto defensores de um governo planetário da Idade Média). Para aqueles que desconfiam até da própria sombra. Isso tudo não deixa margem a qualquer dúvida: trata-se de ums associação entre os homens mais poderosos de que se tem notícia, que pretendem "lotear" o planeta entre eles.

TRÁFICOS DE INFLUÊNCIA
" a Skull and Bones é a sociedade secreta mais poderosa dos EUA". O melhor desse poder foi a eleição presidencial de 2004, disputada pelo republicano George W.Bush ( o filho) e pelo senador democrata John Kerry - ambos pertencente ao grupo. " Existem apenas 800 integrantes da Skull and Bones vivos atualmente. Impressiona notar que justamente dois deles cheguem á disputa pela Casa Branca e que tantos outros membros do grupo ocupem cargos importantes no governo". A estratégia da organização é exatamente esta: ocupar posições de destaque na administração do país e conduzir outros membros a cargos igualmente relevantes. " Foi o que Bush fez desde que se tornou presidente. Seu assistente direto é da Skull and Bones. Frederik Smith, que só não foi secretário da Defesa por problemas de saúde, também. O conselho do Departamento de Segurança Interna, o chefe da Comissão de Valores Mobiliários, os números 2 e 3 no Departamento de Justiça, o representante do secretário de Segurança na Europa... A lista é enorme " isso faz da Skull and Bones a rede de relacionamento mais influente dos EUA- e provavelmente a mais elitista também. Apenas 15 alunos de yale são recrutados pela Skull and Bones a cada nao e treinados pelos mesmos veteranos que participaram do ritual de iniciação. Depois da cerimônia de iniciação, os novatos passam um ano prestando serviços à organização. Foi assim com Bush pai em 1948 e Bush filho em 1968. Cada iniciante recebe o apelido de um veterano que já está de saída.Long Devil(" Grande Demônio ") normalmente vira o nome do mais alto da turma. Boaz ( uma espécie de diminutivo para Belzebu) fica com ocapitão do time de futebol.
Mas tem também o pessoal que leva apelidos mais leves, em geral vindos da mitologia grega ou da literatura. O banqueiro Lewis Lapham admitiu certa vez ter transferido sua alcunha, " Sancho Panza"), a Tex McCrary, o jornalista que ajudou a criar o talk show- hoje um dos gêneros jornalísticos mais populares na TV mundial. Bush pai foi " Magog" nos seus tempos de Skull and Bones - nome reservado ao integrante de maior experiência sexual! E Bush filho era o " Temporário' - já que niguém encontrou um apelido que lhe caisse bem.

SEGREDO ABSOLUTO


A sociedade secreta foi criada em 1832 por William Huntington Russel, um jovem de apenas 24 anos que vinha de uma temporada de estudos na Alemanha. Filho de uma tradicional família britânica, o que ele realmente queria era entrar para a outra sociedade de Yale, a Phi Beta Kappa ( uma das mais antigas e prestigiadas irmandades dos EUA). Mas Russel não foi aceito no grupo. Furioso, uniu-se a outro universitário, Alphonso Taft, para fundar a Skul and Bones.
Inicialmente, a organização foi batizada Clube a Eulogia. O nome só passou a Skull and Bones quando sua logomarca foi criada, pouco tempo depois da sua fundação. Trata-se de uma caveira com dois ossos cruzados sobre o número 322. Niguém sabe ao certo o que esses algarismos querem dizer, mas é lógico que não faltam especulações.
Como os fundadores do grupo e seus primeiros integrantes tinham muito dinheiro trataram logo de construir um edifício para as reuniões, um prédio com cara de cripta que está la´até hoje. Ele e´carinhosamente chamado de "tumba" pelos frequentadores. e continua testemunhando misteriosos encontros. Todos juraran segredo sobre o que se passa la´dentro ou quão poderosa a sociedade realmente é.
Enquanto ainda são estudantes, os bonesmen - homens dos ossos, como são chamados os integrantes da sociedade secreta - se encontram todas as quintas feiras e domingos na "tumba".
Uma coisa é certa um pouco mais de 200 anos, a Skull and Bones produziu muitas das personalidades mais influentes nos cenários políticos e econômico do EUA. Além dos 3 presidentes, também sairam da "tumba" dezenas de senadores e congressistas, sem contar com dirigentes da CIA, juizes,banqueiros e empresários. Eles estão por toda parte, muitas vezes passando de inimigos perante a opinião pública. è o caso de Austan Goolsbee, principal conselheiro econômico e Barack Obama durante sua campanha à presidência. Obama passou o tempo inteiro criticando a administração Bush. mas um de seus homens forte integra a mesma sociedade secreta à qual pertence o polêmico presidente.
(matéria da Revista Super Interessante)

sábado, 7 de novembro de 2009

BlogBlogs.Com.Br

SOCIEDADES SECRETAS

POR DENTRO DO TEMPLO MAÇÔNICO



ALTAR
Corresponde ao Santo dos
santos, o lugar mais sagrado
do antigo Templo de Jerusalém.
A poltrona central é usada apenas
pelo venerável-mestre, que conduz
os rituais.


AVENTAL
Símbolo de trabalho,
ele protege o maçom e indica seu grau.
CIÊNCIA JUSTIÇA E TRABALHO

ESTRELA DO ORIENTE
Com 5 pontas, ela simboliza o homem
em seus 5 aspectos - físico, mental,
emocional, intuitivo e espiritual.

COMPASSO E ESQUADRO
Remetem ao tempo em que os maçons eram pedreiros. Por desenhar círculos perfeitos, o compasso representa a busca da perfeição. Ja o ângulo reto do esquadro sugere honestidade. A letra " G" vem de God- Deus em inglês.

HISTÓRIA DA MAÇONARIA
A origem da maçonaria é um mistério até para os maçons.Uma das teorias diz que ela surgiu há cerca de 3 mil anos, durante a construção do Templo de Salomão, em Jerusalém. O rei israelita teria recrutado o arquiteto Hiram Abif, mestre na arte de talhar pedras, que ensinava os mistérios do ofício apenas a pedreiro escolhidos a dedo. No fim da obra, 3 artesãos exigiram que ele lhes contasse os segredos. Abif recusou-se e acabou sendo assassinado por isso.
O martírio do arquiteto jamais foi comprovado. Mesmo assim, significa muito para os maçons.
Outra tese afirma que os maçons são herdeiros dos templários, os cavaleiros que viajaram à Terra Santa no século 12 para defender os cristãos, mas acabaram perseguidos pela igreja. E existe também quem defenda uma origem ainda mais remota, no Egito dos faraós ou na Grécia antiga. Para maior parte dos historiadores, contudo foi na Europa medieval que a maçonaria assentou suas bases. Ela teria começado na forma de sindicatos de pedreiros (masons, em inglês), que construíam monumentos para religiosos e monarcas - entre eles a Ponte de Londres e a Catedral de Westminter, também na capital da Inglaterra.
Os pedreiros ingleses almoçavam e deixavam suas ferramentas em pequenas casa chamadas lodges (lojas). Assim como Abif, eles mantinham em segredo seus métodos de construção, pois eram a garantia de melhores salários.
Esses sindicatos floresceram até o século 16, quando os pedreiros tiveram uma surpresa. Abalada pela reforma Protestante e pela rixa com o rei Henrique 8, a igreja parou de construir catedrais. Resultado: contratos para novas obras minguaram. " A maçonaria entrou em crise e sofreu uma grande mudança. Tudo que era ligado à prática do ofício na pedra passou a ser alegórico e as ferramentas viraram símbolos na comtemplação dos mistérios da vida". A ordem deixou de ser " operativa" para ser " especulativa". E as lojas maçônicas passaram a interpretar esses símbolos por meio de conceitos morais, éticos e filosóficos. A sociedade foi aberta a outros profissionais, como os cientistas, e deixou-se influenciar até pela alquimia.
Em 1717, 4 lojas de Londres se uniram na Grande Loja Unida da Inglaterra, que marcou início da maçonaria atual.
OS MAÇONS FORAM EXPULSOS DA IGREJA PELO PAPA .
Em 1723, o maçon James Anderson compilou a tradição oral da irmandade numa constituição, cujos lemas eram ciência, justiça e trabalho. Quem não gostou nada disso foi a igreja, sentindo seu poder ameaçado por um grupo que rejeitava dogmas, aceitava seguidores de outras crenças e era contra a influência da religião na vida pública. Pior discutia seus assuntos em segredo, o que só aumentava a disconfiança da Santa Sé. En 1738, o papa Clemente 12 emitiu uma bula em que excomungava a maçonaria - ratificada em 1983 pelo cardeal Joseph Ratzinger, atual papa Bento 16.
O tiro saiu pela culatra. Quanto mais a maçonaria era difamada, mais ela atraía revolucionários - entre eles, o libertador Simon Bolívar e o herói da indepedência americana Bejamin Franklin. A revolução Francesa também assumiu os valores maçônicos, mas não com a intensidade que muitos imaginam. " Do mesmo jeito que alguns revolucionários franceses eram maçons, como Jean-Paul Marat, alguns opositores da revolução também eram".
CÓDIGOS SECRETOS
A história de perseguição explica porque os maçons desenvolveram códigos para se reconhecer no meio de outras pessoas. No aperto de mão, por exemplo, um tocaria com o indicador no pulso do outro. Ao se abraçar, eles colocariam um braço por cima, outro por baixo, em X, e bateriam 3 vezes nas costas. Mais uma forma de comunicação em lugares públicos seria ficar em posição ereta e com os pés em forma de esquadro.
Em seus texto, os maçons abreviam as palavras usando 3 pontos em forma de delta. Hoje boa parte desse segredo já virou domínio público. Tanto que o termo usado pelos maçons para se referir a Deus - jahbulon, resultado da união dos nomes Javé, Baal e Osíris - aparece em quase 30 mil páginas da internet.
Para ingressar na maçonaria, é necessário ter ficha limpa, ser maior de idade e acreditar em um deus, seja ele qual for.
O candidato precisa ser convidado por um maçon e só se torna aprendiz após ser aceito numa cerimônia de iniciação no templo, onde se compromete a não revelar o que escutar ali dentro.
( matéria da Revista Super Interessante)






























SOCIEDADES SECRETAS

MAÇONARIA MISTÉRIOS ELUCIDADOS








A maçonaria já foi acusada de tudo: fazer rituais sinistros, promover orgias, querer dominar o mundo... Até de estar por trás dos assasinatos de Jack, o Estripador. Muita gente acredita que a organização controla governos e que seus integrantes usam cargos públicos para se ajudar mutuamente. Os maçons, no entanto, garantem que quase tudo isso é besteira. Eles não passariam de um grupo filosófico, filantrópico e progressista. Reconhecem que ajudam uns aos outros, mas que o dever de auxiliar um irmão está sempre sujeito à obrigação maior de cumprir a lei. Afinal, qual é a verdade sobre essa sociedade secreta?


Para começar, a maçonaria não é tão secreta assim. Em vários países, inclusive no Brasil, todo mundo sabe onde ficam as lojas maçônicas e quem são seus membros. Maçons publicam revistas e divulgam suas ideias em sites da internet. E, se antes mantinham, seus templos imersos numa aura de mistério, hoje permitem visitas.





VÁRIAS MAÇONARIAS





A organização é uma rede global, hoje composta de cerca de 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Os rituais variam muito, de um país para outro. Cada loja tem autonomia, mesmo que pertença a uma federação nacional ou continental. Algumas usam a Bíblia em suas reuniões. Outras o Torá ou o Alcorão. Essa diversidade permite que os símbolos maçônicos tenham várias interpretações. E foi graças a ela que personalidades extraordinariamente distintas já vestiram o avental da irmandade.


Mas as maçonarias também têm muito em comum. Todas elas, independentemente do país, defendem os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Veneram o Grande Arquiteto do Universo - como se referem a Deus. E exigem requesitos dos iniciados, que, depois de passar por uma cerimônia de iniciação, vão galgando postos e acumulando mais e mais conhecimentos. Embora proíbam falar de política e religião dentro do templo os maçons continuam tendo o poder e a influência de sempre. A mesma que eles usaram para orquestrar capítulos decisivos da história, como a independência do Brasil, dos EUA e de quase todos os países da América Latina.





DE PRESIDENTE A ASTRONAUTAS, MAÇONS QUE ENTRARAM PARA A HISTÓRIA.














SÍMON BOLIVAR

































DOM PEDRO I
Chegou ao posto
de grão-mestre

no Brasil. Deixou
a maçonaria assim
que foi declarado
imperador e proibiu os os
trabalhos da organização no
país, temendo que seu poder fosse
contestado.
















WINSTON CHURCHIL
Primeiro-ministro britânico
durante
segunda Guerra Mundial,
foi iniciado em 1901, aos
26 anos de idade, na loja
maçônica Studholme, em
Londres, quando já era parlamentar.





AMADEUS MOZART


Um dos maiores
compositores de todos
os tempos, ingressou na
maçonaria a convite de Joseph
Haydn, outro gênio da música,
membro de uma loja em Viena.