sábado, 7 de novembro de 2009

SOCIEDADES SECRETAS

POR DENTRO DO TEMPLO MAÇÔNICO



ALTAR
Corresponde ao Santo dos
santos, o lugar mais sagrado
do antigo Templo de Jerusalém.
A poltrona central é usada apenas
pelo venerável-mestre, que conduz
os rituais.


AVENTAL
Símbolo de trabalho,
ele protege o maçom e indica seu grau.
CIÊNCIA JUSTIÇA E TRABALHO

ESTRELA DO ORIENTE
Com 5 pontas, ela simboliza o homem
em seus 5 aspectos - físico, mental,
emocional, intuitivo e espiritual.

COMPASSO E ESQUADRO
Remetem ao tempo em que os maçons eram pedreiros. Por desenhar círculos perfeitos, o compasso representa a busca da perfeição. Ja o ângulo reto do esquadro sugere honestidade. A letra " G" vem de God- Deus em inglês.

HISTÓRIA DA MAÇONARIA
A origem da maçonaria é um mistério até para os maçons.Uma das teorias diz que ela surgiu há cerca de 3 mil anos, durante a construção do Templo de Salomão, em Jerusalém. O rei israelita teria recrutado o arquiteto Hiram Abif, mestre na arte de talhar pedras, que ensinava os mistérios do ofício apenas a pedreiro escolhidos a dedo. No fim da obra, 3 artesãos exigiram que ele lhes contasse os segredos. Abif recusou-se e acabou sendo assassinado por isso.
O martírio do arquiteto jamais foi comprovado. Mesmo assim, significa muito para os maçons.
Outra tese afirma que os maçons são herdeiros dos templários, os cavaleiros que viajaram à Terra Santa no século 12 para defender os cristãos, mas acabaram perseguidos pela igreja. E existe também quem defenda uma origem ainda mais remota, no Egito dos faraós ou na Grécia antiga. Para maior parte dos historiadores, contudo foi na Europa medieval que a maçonaria assentou suas bases. Ela teria começado na forma de sindicatos de pedreiros (masons, em inglês), que construíam monumentos para religiosos e monarcas - entre eles a Ponte de Londres e a Catedral de Westminter, também na capital da Inglaterra.
Os pedreiros ingleses almoçavam e deixavam suas ferramentas em pequenas casa chamadas lodges (lojas). Assim como Abif, eles mantinham em segredo seus métodos de construção, pois eram a garantia de melhores salários.
Esses sindicatos floresceram até o século 16, quando os pedreiros tiveram uma surpresa. Abalada pela reforma Protestante e pela rixa com o rei Henrique 8, a igreja parou de construir catedrais. Resultado: contratos para novas obras minguaram. " A maçonaria entrou em crise e sofreu uma grande mudança. Tudo que era ligado à prática do ofício na pedra passou a ser alegórico e as ferramentas viraram símbolos na comtemplação dos mistérios da vida". A ordem deixou de ser " operativa" para ser " especulativa". E as lojas maçônicas passaram a interpretar esses símbolos por meio de conceitos morais, éticos e filosóficos. A sociedade foi aberta a outros profissionais, como os cientistas, e deixou-se influenciar até pela alquimia.
Em 1717, 4 lojas de Londres se uniram na Grande Loja Unida da Inglaterra, que marcou início da maçonaria atual.
OS MAÇONS FORAM EXPULSOS DA IGREJA PELO PAPA .
Em 1723, o maçon James Anderson compilou a tradição oral da irmandade numa constituição, cujos lemas eram ciência, justiça e trabalho. Quem não gostou nada disso foi a igreja, sentindo seu poder ameaçado por um grupo que rejeitava dogmas, aceitava seguidores de outras crenças e era contra a influência da religião na vida pública. Pior discutia seus assuntos em segredo, o que só aumentava a disconfiança da Santa Sé. En 1738, o papa Clemente 12 emitiu uma bula em que excomungava a maçonaria - ratificada em 1983 pelo cardeal Joseph Ratzinger, atual papa Bento 16.
O tiro saiu pela culatra. Quanto mais a maçonaria era difamada, mais ela atraía revolucionários - entre eles, o libertador Simon Bolívar e o herói da indepedência americana Bejamin Franklin. A revolução Francesa também assumiu os valores maçônicos, mas não com a intensidade que muitos imaginam. " Do mesmo jeito que alguns revolucionários franceses eram maçons, como Jean-Paul Marat, alguns opositores da revolução também eram".
CÓDIGOS SECRETOS
A história de perseguição explica porque os maçons desenvolveram códigos para se reconhecer no meio de outras pessoas. No aperto de mão, por exemplo, um tocaria com o indicador no pulso do outro. Ao se abraçar, eles colocariam um braço por cima, outro por baixo, em X, e bateriam 3 vezes nas costas. Mais uma forma de comunicação em lugares públicos seria ficar em posição ereta e com os pés em forma de esquadro.
Em seus texto, os maçons abreviam as palavras usando 3 pontos em forma de delta. Hoje boa parte desse segredo já virou domínio público. Tanto que o termo usado pelos maçons para se referir a Deus - jahbulon, resultado da união dos nomes Javé, Baal e Osíris - aparece em quase 30 mil páginas da internet.
Para ingressar na maçonaria, é necessário ter ficha limpa, ser maior de idade e acreditar em um deus, seja ele qual for.
O candidato precisa ser convidado por um maçon e só se torna aprendiz após ser aceito numa cerimônia de iniciação no templo, onde se compromete a não revelar o que escutar ali dentro.
( matéria da Revista Super Interessante)






























Nenhum comentário:

Postar um comentário